![]() |
Placa da Entrada do Hospital Regional Aluízio Bezerra (HORAB) Imagem da internet |
Servidores do Hospital Regional Aluízio Bezerra (HORAB), em Santa Cruz/RN, alertaram por meio de nota nas redes sociais por volta das 18h00 de ontem (02/12/2014) que, segundo eles, a referida Unidade de Saúde não tem condições mínimas de atendimento no que se diz respeito à medicação, bem como não há materiais para a prevenção de infecções cruzadas. Os servidores usaram como exemplo o papel toalha, o qual deve-se usar ao enxugar as mãos e ainda, citaram a falta de equipamentos para a realização de exames. Veja a seguir, a fotografia do relato:
![]() |
Foto cedida por leitor do blog via Facebook |
Como se não bastasse todo o clima gerado em torno da situação, o Diretor do HORAB, o Sr. Derick Lourenço, levou o assunto na maior naturalidade e, ainda, ao invés tomar uma postura séria, levou o caso à base da zombaria, isto é, levou na brincadeira, o que podemos observar com clareza nos comentários na imagem a seguir:
![]() | |
|
![]() |
Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) - Imagem da internet |
No passado, o HORAB não era o único Pronto Socorro de Santa Cruz, O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) também prestava serviço à população como um todo, no entanto, há alguns anos o HUAB passou a atender apenas no setor de Pediatria e permanece até hoje como Maternidade.
Temos conquistado alguns avanços ao longo da história centenária de Santa Cruz, pois temos a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA), vamos receber cursos como o de Medicina e Psicologia nos próximos anos, além de grandes obras de infraestrutura e turismo religioso (Santuário de Santa Rita de Cássia, Praça da Bíblia, Teleférico etc.), mas ainda não podemos dizer que temos uma saúde a altura de uma cidade turística. Claro, estamos no Brasil, onde são poucas as cidades em que há qualidade de saúde, educação etc.
![]() |
Foto da Entrada do Proto Socorro do Hospital Regional Aluízio Bezerra (HORAB) - Imagem da Internet |
Voltando para a realidade de Santa Cruz e região do Trairí, o Hospital Regional é administrado pelo Município em parceria com o Governo do Estado. Isto quer dizer que o HORAB hoje é metade municipal e metade estadual, situação que possivelmente melhoraria se o Hospital passasse a ser inteiramente estadual, ou quem sabe até, se fosse federalizado, melhoraria a situação.
Não se sabe ao certo por quanto tempo a situação que os Servidores afirmam estar se passando no Hospital Regional vai continuar sem, pelo menos, uma resposta séria, mas o que um dia esperamos ter a oportunidade de entender é: de quem é a culpa? os insumos que o município recebe são suficientes?
Bem, essas respostas são as que sonhamos conhecer e conhecer o mais breve possível, de preferência, com a solução acompanhado as respostas que queremos.