Olá, tudo bem? Meu nome é Francisco das Chagas, [soletrar e narrar letra por letra] meu sinal é [sinalização de sinal de seu nome]
Hoje começamos nossa pequena série de vídeos sobre Idade Média, com o tema: Europa Feudal e a distribuição de terra na Idade Média.
Ao longo dos vídeos, aprenderemos juntos alguns sinais específicos sobre o conteúdo de História Medieval, além de curiosidades e um pouco sobre instituições, economia e vida na Idade Média. Vamos começar?
No vídeo de hoje, aprenderemos sobre o tempo e conceito de Idade Média.
Mas porque se chama Idade Média?
O estudo da História se divide em cinco períodos: a Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Assim, entendemos como Idade Média o período de cerca de mil anos, entre 476 d.C. a 1453 d.C, ou seja, entre os séculos V e XV.
Na Renascença, entre os séculos XV e XVI, foi construída a ideia de que o período que conhecemos como Idade Média foi um período de trevas, uma Idade das Trevas. Os renascentistas consideravam a Idade Média como um período de trevas por se tratar de uma época dominada culturalmente pela religião, criando uma sombra sobre as artes e as ciências. Por se considerarem herdeiros do pensamento e da ciência desenvolvidos por gregos e romanos, os renascentistas resgataram a cultura da Antiguidade em completa resistência à cultura à cultura medieval e ao domínio da Igreja Católica no período.
Mas e aí? Será que a Idade Média foi um período de trevas da ciência e da arte?
A resposta é Não! No século XX, os historiadores retomaram pesquisas em torno do período medieval e a ideia de trevas, de escuridão da arte e da ciência foram deixadas de lado.
De fato, com controle exercido pela igreja no período medieval, modelos de explicação de mundo fora do que as Sagradas Escrituras, da Bíblia não era aceita. A arte também era um aspecto dominado pela Clero, mas isso não impediu o avanço da arte. Apenas restringiu, em linhas gerais, a produção artística aos fins religiosos.
A universidade é uma criação medieval. Durante boa parte da idade média as únicas escolas eram as dos mosteiros ou das catedrais. As universidades surgiram no século XII. Uma das características das universidades medievais, assim como as da atualidade, é a liberdade de pensamento e de ensino, graças a autonomia dada pelo Estado desde quando surgiram, no medievo.
Uma das principais universidades medievais que funcionam até a atualidade é a Universidade de Coimbra, em Portugal, que inclusive inspirou as roupas dos professores e alunos de Hogwarts, a escola de magia dos filmes de Harry Potter, inspirados nos livros escritos por J. K. Rowling
A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290, por D. Dinis, dando origem ao Estudo Geral, com reconhecimento do Papa Nicolau IV, em Lisboa, sendo transferida por D. João III em 1537.